terça-feira, 8 de março de 2011

Feliz dia da mulher, MULHERES!

Conheci as mulheres- essas que merecem um dia, um olhar- pela música. Comecei a ter um olhar pra mulher e de quem era a mulher... com a música.

Incrível: quem me fez perguntar "mulheres, quem são, o que são?" foram os homens.

Comecei a olhar pra essa delicadeza que as mulheres têm... com a música. Com as palavras do Vinícius, com a voz do Toquinho... com o encanto deles.

Não sabia o que era a mulher. Vi na voz dos homens apaixonados.

Vi a grandeza da mulher na alegria do poeta, na delicadeza do malandro, na soberania do maestro.

Cresci tão às avessas que posso dizer que não senti a felicidade de ter nascido mulher por qualquer delicadeza feminina próxima. Mas pela delicadeza daqueles homens que tentam, que tentaram desvendar, que se encantaram com a alma feminina.

Nesse dia da mulher, acordei e coloquei um dvd do Chico (à flor da pele), onde ele fala do encanto dele por essa tal alma. E fui ver ele tentar falar disso- e aquela vontade dele de dizer, de expressar, e... e quase se perder de tanto encanto.

Comecei a entender o que era essa palavra "mulher" pelas palavras dos homens. E, volta e meia, me vejo se fazer por essas mesmas palavras...

Acho que sou muito filha dessa música... talvez desses homens mesmo. E vejo uma felicidade nisso: aprendi, antes mesmo de me fazer, o valor da mulher nessa arte do amor, nessa arte da vida...

"Uma mulher tem que ter qualquer coisa além da beleza, qualquer coisa de triste, qualquer coisa que chora, qualquer que sente saudade. Um molejo de amor machucado, uma beleza que vem da tristeza de se saber mulher..." (Vinícius)

Feliz dia da mulher a todas as mulheres. Às mulheres que Chico amou, Vinícius amou, Toquinho amou, Tom amou. Às mulheres tão amadas quanto. Às não amadas. Às que serão amadas, às que foram e não mais. Feliz dia da mulher às mulheres que amam. Às mulheres do molejo de amor machucado, às mulheres sem amor. Feliz dia da mulher, MULHERES!

R.A 08/03/11

Um comentário:

  1. Feliz Dia Internacional da Mulher para você Richelli!! :D Bem legal essa sua homenagem!!

    ResponderExcluir